quinta-feira, 2 de julho de 2009

A avaliação escolar dele

Hoje foi dia de reunião com a educadora do Tomás, eis o feedback do ano lectivo dele:

"Área de desenvolvimento Pessoal e Social:
O Tomás relaciona-se muito bem com os adultos, já tem o seu grupo preferido para brincar mas também gosta de arreliar os mais pequenos. Na parte motora salta com os pés juntos, trepa, sobe e desce escadas sem apoio, chuta na bola sem perder o equilíbrio, manda a bola e apanha-a.

Área de expressão/Comunicação:
Constrói frases, cria diálogos com o adulto e até com os amigos. Pergunta onde foi? Quem é? Gosta de ouvir histórias, vê as figuras dos livros e explica. Canta e acompanha as lengas lengas. Repete frases ditas pelo adulto. Agarra bem o lápis, faz linha na vertical e horizontal e começa já a fazer rabisco circular. Gosta de colar, pintar e moldar. Faz puzzles e empilha legos.

Outros aspectos considerados importantes:
É uma criança meiga, divertida, bem disposta. É preguiçoso para mastigar. Já passou a fase má do xixi."

Aqui ao meu lado tenho um dossier com todos os trabalhos realizados por ele, um livro com fotos e descrição das principais actividades do ano, destaco a festa de Natal:
"Na festa de Natal éramos muito pequeninos, não soubemos fazer nada. Mas a Céu, a Arminda e a Lídia dedicaram-nos uma quadra muito engraçada.
Então dizia assim:

De lágrima no canto do olho
Ia o avô deste rapaz
É o mais velho da sala
De muitas habilidades é capaz"

A verdade é que nos primeiros dias, o Tomás não gostava de ficar na escolinha e quando o meu pai o levava e o via a chorar, chorava também a par com ele... Ao que parece isto para as educadoras foi algo inédito.

Sim, sou uma mãe babada... completamente...
Amo muito este meu filho!

2 comentários:

Anónimo disse...

O "nosso" Tomás, já está tão grande... Sim, o nosso porque, como madrinha, sinto-o como um pedacinho de mim.
Parece que foi ontem que nasceu, mas o tempo passa e ele vai crescendo e mostrando aquilo que ele é... um menino cheio de energia e muito amoroso... É bom saber que ele está a crescer rodeado de amigos, familia e educadoras que o ajudam a viver... é bom saber que também eu contribuo para esse crecimento.

Amo muito o meu Tomás!

liliana

Sofia disse...

Lila

Claro que ele é o teu Tomás... É e será sempre...

Olha, aquilo de quereres ser freira não percebi muito bem... Ele vai ser padre???
Num pode!!!