domingo, 18 de março de 2007

Uma nova vida… (parte II)


Como cumpro sempre as minhas promessas, cá estou eu, hoje para falar de como é viver com o Tomás. Devo confessar que não tem sido fácil, desde que saí da maternidade já enfrentei 1001 medos e receios. A preparação que nos dão durante os escassos 3 dias que estamos internadas é mínima, mas tão mínima que chega a ser quase nula. Aprendemos a dar banho, a mudar a fralda e mais? Não me recordo de mais nada… claro, porque não há mais nada… E quando o bebé chora sem parar, que fazemos? E quando deixa de fazer cocó, que fazemos? E quando nos deparamos com a barriguita inchada, ou com a respiração ofegante, que fazemos??? Hã, que fazemos? O que eu fiz, vamos a correr a meio da noite para as urgências do pediátrico, com uma criança com apenas alguns dias, sujeita a apanhar alguma virose das dezenas de crianças que esperam ser atendidas… Não foi fácil e não é fácil os primeiros dias, e ser nosso filho torna tudo ainda mais complicado. É uma grande fase de adaptação, tanto para o bebé como para os pais. Mas superámos esta “crise” inicial. Hoje o Tomás faz duas semanas e está cada vez mais lindo…
Não dá para explicar aquilo que eu e o C.. sentimos, há momentos em que olhamos para o Tomás e depois um para o outro e as lágrimas saem simplesmente, não dizemos nada, não é preciso, os nossos olhares dizem tudo… “obrigada pelo lindo filho, obrigada por estares ao meu lado, obrigada por existires”, é o que eu digo e escuto no silencio.
Deixámos a nossa vida de lado, quase não saímos de casa, o dia a dia faz-se em função do Tomás, às vezes chega a ser desgastante, basta ele acordar de 2 em 2 horas para mamar, para não termos tempo de fazer mais nada, nem sequer para nós próprios. Mas tudo isso é recompensado quando ele nos sorri ou faz aqueles barulhinhos a querer falar, ou quando põe as mãozitas na cara e parece que está a pensar na vida… Tem expressões fantásticas o meu filhote. Chora quando tem fome, para mudar a fralda, para tomar banho, quando tem xixi e sim, acho que já faz umas birrinhas, por exemplo nos períodos que não tem sono, não adianta deitá-lo, ou andamos com ele ao colo ou no carrinho com a cadeira ligeiramente inclinada… contrariá-lo dá direito aquele choro terrível que até faz doer os ouvidos…
Os avós estão babados com o neto e o resto da família admira-se quando o vê, todos dizem que parecem um bebé com mais semanas do que as que tem e dizem também que é lindo!
E é, digo eu, saiu de dentro de mim, só poderia ser a coisa mais linda…

Quem não acredita que veja!
Nascemos com:
- 3,350kg
- 48 cm

1 comentário:

ideias com arte disse...

é lindo sim senhor e eu só o vi de relance... estava num dia difícil...

mas muitos outros virão e bem melhores