quinta-feira, 4 de outubro de 2007

Visita Notável

Tivemos há alguns dias, a visita de uma pessoa que considero ser um grande Homem.
Falo do Dalai Lama…


Entristeceu-me que por razões políticas, não fosse recebido com o mérito que merece e entristece-me que os órgãos políticos, e infelizmente não só do nosso país sejam “obrigados” a fingir a sua não presença só para não resfriar as actuais relações com a china.
Foi e ainda é de louvar a atitude de Sampaio, na altura ainda presidente da república, aquando à anterior visita de tão ilustre pessoa , que simulou um encontro “casual” num museu. Mas claro que pedir que o Cavaco ou o Sócrates tivessem coragem para fazer algo semelhante era exigir de mais… são assim as pessoas pobres de espírito.

Tive pena de não o ouvir, tive pena de não o ver, de não o presenciar…
Tive pena, porque com toda a certeza iria aprender muito, com toda a certeza iria sentir uma paz de espírito inigualável.
O Dalai Lama é uma pessoa que os próprios inimigos não sabem como odiar ou fazer odiar. É o único, além do Papa, que é chamado de Sua Santidade. É como um Deus vivo que preconiza paz e harmonia para a Humanidade. É um continuo defensor da democracia e da liberdade do povo tibetano. É um Ser notável…
Ficam alguns dos seus ensinamentos:

"Se você quer transformar o mundo, experimente primeiro promover o seu aperfeiçoamento pessoal e realizar inovações no seu próprio interior. Estas atitudes se reflectirão em mudanças positivas no seu ambiente familiar. Deste ponto em diante, as mudanças se expandirão em proporções cada vez maiores. Tudo o que fazemos produz efeito, causa algum impacto."

"Se existe amor, há também esperança de existirem verdadeiras famílias, verdadeira fraternidade, verdadeira igualdade e verdadeira paz. Se não há mais amor dentro de você, se você continua a ver os outros como inimigos, não importa o conhecimento ou o nível de instrução que você tenha, não importa o progresso material que alcance, só haverá sofrimento e confusão no cômputo final. O homem vai continuar enganando e subjugando outros homens, mas insultar ou maltratar os outros é algo sem propósito. O fundamento de toda prática espiritual é o amor. Que você o pratique bem é meu único pedido."

"Seria muito mais produtivo se as pessoas procurassem compreender seus pretensos inimigos. Aprender a perdoar é muito mais proveitoso do que simplesmente tomar de uma pedra e arremessá-la contra o objecto de sua ira. Quanto maior a provocação, maior a vantagem do perdão. É quando padecemos os piores infortúnios que surgem as grandes oportunidades de se fazer o bem a si e aos outros."
"A felicidade é um estado de espírito. Se a sua mente ainda estiver num estado de confusão e agitação, os bens materiais não lhe vão proporcionar felicidade. Felicidade significa paz de espírito."

Sem comentários: